Escrito por 08:00 Identidade olfativa, Senses Olfact

Identidade Olfativa: A estratégia que pode tornar seus clientes fiéis

Sabe aquela cena de Ratatouille, a animação da Disney, onde o renomado chefe de cozinha está no restaurante e experimenta a comida que o transporta de volta à sua infância, porque o gosto era o mesmo que sua mãe fazia? E se eu te disser que os cheiros podem causar o mesmo efeito em nós? Afinal, você já entrou em um ambiente e foi instantaneamente transportado para um momento especial da sua vida? Pode ser o cheiro do café fresco que lembra a casa dos seus avós, uma comida que faz você se lembrar da sua infância ou um perfume que faz você pensar em uma pessoa especial. Isso acontece porque o olfato, assim como nosso paladar, é um sentido poderoso, capaz de conectar emoções, memórias e experiências de maneira única.

Fonte da imagem:https://cinemaniac2008.blogspot.com/2018/01/dez-cenas-em-que-pixar-resolveu.html

Agora, pense: e se sua marca pudesse despertar essas mesmas conexões no coração e na mente dos seus clientes? É exatamente isso que a identidade olfativa pode fazer!

Neste artigo, vamos explorar como o olfato influencia as decisões e os sentimentos dos consumidores e como criar uma identidade olfativa pode transformar a relação deles com sua marca.

O que é identidade olfativa?
A ligação entre o olfato e a mente
Crie sua identidade olfativa

O que é identidade olfativa?

De maneira rápida e simples, identidade olfativa é a criação de uma fragrância exclusiva para reforçar a personalidade de uma marca e criar conexões intimistas com os clientes. Assim como um logotipo ou um slogan, o cheiro se torna parte essencial da experiência que o público tem com o seu negócio. 

Aqui está um exemplo de uma identidade olfativa que criamos para a Maternidade São Luiz Star, parte da prestigiada Rede D’Or:

uer saber mais sobre o conceito? Temos um conteúdo completo explicando detalhadamente o que é identidade olfativa, clique aqui e confira.

Mas por que investir em uma estratégia assim? Os números não deixam dúvidas sobre o impacto do olfato no comportamento do consumidor. Vamos explorar esses dados e entender como o marketing olfativo pode transformar simples visitantes em clientes fiéis.

A ligação entre o olfato e a mente

  1. 32% das sensações marcantes vêm do sentido olfativo

Nosso olfato está diretamente conectado ao sistema límbico, a parte do cérebro responsável pelas emoções e memórias. Isso significa que um cheiro pode criar memórias duradouras de forma quase instantânea. 

Uma loja ou um hotel com um perfume característico não está apenas criando uma experiência sensorial, mas também construindo memórias que trarão os clientes de volta para as experiências que viveram no local sempre que lembrarem do seu cheiro característico.

  1. 40% dos consumidores ficam mais tempo em ambiente perfumados

Um estudo revelou que pessoas tendem a permanecer mais tempo em lugares com cheiros agradáveis. Isso faz toda a diferença para comércios e restaurantes, onde o tempo de permanência está diretamente ligado ao volume de vendas. Ao criar um ambiente acolhedor e marcante, sua marca convida os clientes a se sentirem confortáveis e explorarem mais do que você tem a oferecer.

  1. 75% das emoções são impactadas pelo olfato

É difícil ignorar o impacto do olfato nas nossas emoções. Um cheiro pode acalmar, energizar, despertar nostalgia ou até mesmo estimular compras. Imagine um cliente entrando no seu espaço e sentindo um perfume que transmite sofisticação ou aconchego. Essas sensações criam uma experiência emocional que fortalece a relação com a sua marca.

  1. 80% das decisões de compra têm influência do olfato

O olfato desempenha um papel crucial nas decisões do consumidor. Um perfume cativante pode ser o diferencial que leva alguém a escolher um produto ou serviço de outro. Utilizando uma identidade olfativa, você está literalmente influenciando a jornada de compra de forma positiva e duradoura.

Pensando em todos esses dados, chegamos à conclusão de que, ao conectar sua marca a uma memória positiva ou emoção marcante, você não está apenas vendendo um produto ou serviço; está criando uma relação.

Clientes que se sentem emocionalmente ligados a uma marca tendem a voltar, a indicar para amigos e a construir uma história com você. A identidade olfativa é uma ferramenta poderosa para cultivar essa lealdade.

Crie sua identidade olfativa

Pronto para transformar a relação dos seus clientes com sua marca? Somos especialistas em ajudar negócios a criarem identidades olfativas únicas e memoráveis. Descubra como podemos te ajudar a marcar presença no coração e mente dos seus clientes. 

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Tags:, , Last modified: 19 de dezembro de 2024
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