Certamente você já ouviu falar da lavanda, seja conhecendo a planta ou em produtos que possuem sua fragrância. Ela é amplamente utilizada na indústria de cosméticos, produtos de limpeza e perfumaria. Seu óleo essencial tem diversas finalidades, como no tratamento da insônia, ansiedade e depressão.
Mas o uso da lavanda não se limita à saúde e ao bem-estar. No marketing, ela também tem seu destaque, sendo frequentemente utilizada no marketing olfativo, estratégia que conecta marcas e consumidores pelo sentido do olfato.
Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a lavanda, suas aplicações na saúde e sua utilização no marketing.
Como funciona o marketing olfativo?
Benefícios do marketing olfativo
Precauções na utilização do marketing olfativo
Fragrância de lavanda aplicado ao marketing olfativo
Efeitos da lavanda
Se você busca alternativas para o tratamento de ansiedade, insônia e até depressão, a lavanda é uma grande aliada. Em 2021, a planta foi adicionada ao Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, mostrando que ela possui flavonoides em sua composição química, trazendo efeito ansiolítico.
Os princípios ativos da lavanda variam de acordo com a espécie da planta, mas todas têm em comum a capacidade de reduzir a liberação de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, ela promove a liberação de serotonina, que traz o sentimento de bem-estar e prazer.
Pessoas tratadas com aromaterapia à base de óleo de lavanda experimentam efeitos sedativos, calmantes, antidepressivos, analgésicos, antiespasmódicos e cicatrizantes. Estudos ainda apontam que a lavanda apresenta ação antifúngica, antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória e citotóxica.
No Brasil, o tipo mais comum da planta é a lavanda-francesa, que possui a cor lilás acinzentada, sendo cultivada em regiões do sul e sudeste do país.
Marketing Olfativo
Este tipo de marketing foca no sentido olfativo do consumidor. São utilizadas estratégias que promovem a associação de fragrâncias com certos produtos. O marketing olfativo foi desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1970, tendo chegado ao Brasil em 1990, mas somente sendo mais utilizado a partir dos anos 2000.
Baseia-se na estratégia de despertar emoções nos clientes através de fragrâncias marcantes. Sendo bastante utilizado em lojas físicas, como a Nutty Bavarian, que declarou, através de pesquisas, que 66,77% dos clientes sentem-se mais impulsionados a comprar por conta da fragrância marcante da marca.
Como funciona o marketing olfativo?
A parte do cérebro que processa emoções e armazena memórias olfativas é o sistema límbico. Dessa forma, um cheiro é associado à uma lembrança, lugar, pessoa ou produto.
Para a utilização do marketing olfativo, é preciso, primeiramente, definir a fragrância que será característica da marca, levando em conta seu nicho, missão e valores. É importante ter em mente o público-alvo e/ou a persona, garantindo que o cheiro escolhido seja apropriado.
Considere também quais sensações a marca deseja proporcionar aos clientes, pois diferentes tipos de fragrâncias trazem diferentes emoções. Veja alguns exemplos:
- Lavanda proporciona relaxamento, trazendo alívio ao estresse e ajudando na concentração;
- Laranja-doce está associada à alegria e energia;
- Rosa remete ao romantismo;
- Perfumes florais são ideais para o público feminino, trazendo a sensação de suavidade;
- Perfumes amadeirados são associados ao conforto e à ligação com a natureza;
- Baunilha é ideal para o ramo alimentício, despertando a sensação de confiança e proteção.
Benefícios do marketing olfativo
O marketing olfativo, comprovadamente, tem se mostrado altamente eficaz na fidelização do cliente com a marca. Dentre os benefícios da utilização deste tipo de marketing, podemos citar:
- Experiência marcante: ao sentir a fragrância do produto e/ou ambiente, o cliente cria uma associação com uma experiência positiva e única;
- Estímulo de sensações: a partir do tipo de cheiro escolhido pela marca, irá despertar sensações no cliente, aumentando seu desejo de compra;
- Fidelização do cliente: a fragrância da marca aumenta as chances do cliente retornar, buscando sentir a mesma sensação e até mesmo indicando o produto ou loja para outras pessoas;
- Valorização do produto: o cheiro característico ajuda a trazer mais valorização ao produto;
- Autoridade da marca: com uma fragrância personalizada para a marca, ela se torna única, mostrando seu cuidado com o cliente, o que traz destaque em relação à concorrência;
- Aumento das vendas: uma experiência personalizada, com um fragrância pensada para o cliente, irá resultar em melhores vendas;
- Aumento do tempo do cliente na loja: no caso de lojas físicas, o ambiente criado a partir da fragrância da marca ajudará com que o cliente fique mais tempo no local.
Precauções na utilização do marketing olfativo
Apesar dos benefícios que o marketing olfativo pode trazer à marca, é importante utilizá-lo da forma correta, tomando alguns cuidados:
- Quantidade utilizada: é importante não utilizar pouco e nem muito da fragrância, correndo o risco de passar despercebido ou tornar-se incômodo ao cliente.
- Local de aplicação: cartões, tampas e abas de caixas são locais ideais para a aplicação da fragrância, evitando ser aplicada diretamente no produto. Em lojas físicas, é importante que a fragrância se espalhe igualmente pelo ambiente, podendo ser dispersa pelo ambiente através de equipamentos profissionais de aromatização.
- Variações da fragrância: é possível criar variações da fragrância da marca de acordo com coleções e lançamentos;
- Verificar os resultados: analisar o feedback dos clientes é essencial, observando se a associação é positiva, além de verificar o retorno real da estratégia de marketing.
Fragrância de lavanda aplicada ao marketing olfativo
A fragrância da lavanda no marketing olfativo proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento, conferindo ao cliente maior tranquilidade e confiança no momento da compra.
A lavanda ainda pode ser utilizada no produto, tanto em sua formulação como em cremes e perfumes, além de ser aplicada no invólucro, trazendo uma fragrância marcante de relaxamento.
A utilização correta da estratégia de marketing olfativo pode tornar o produto e os locais de venda únicos, associados a emoções e sensações específicas, ajudando a marca a destacar-se dos concorrentes e a criar sua identidade.
Se você deseja criar uma fragrância exclusiva para a sua marca, seja utilizando lavanda ou outra essência, não perca tempo! Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas. Eles estão prontos para ajudar você a desenvolver uma estratégia olfativa que destaque sua marca e proporcione experiências memoráveis aos seus clientes.
Afinal, QUEM SENTE, LEMBRA.
Fontes
https://wcti.fb.utfpr.edu.br/anais/individuais/2023/2_39_anais.pdf
https://minhasplantas.com.br/plantas/lavanda
https://www.meioemensagem.com.br/marketing/marketing-olfativo