Já sabemos que o marketing olfativo é uma estratégia em ascensão, utilizada por muitas empresas para atrair seu público e aumentar as vendas. No entanto, indo além do comum, a marca O Boticário inovou ao utilizar o poder dos cheiros em uma campanha social totalmente inovadora e criativa.
Referência no setor de perfumaria, a empresa desenvolveu uma campanha inédita que capturou a atenção pela sua criatividade, bem como pelo seu profundo significado e engajamento social.
Continue lendo para descobrir como O Boticário transformou uma fragrância em um alerta social, demonstrando a força e a versatilidade do marketing olfativo quando usado com propósito e inovação.
Conheça a campanha social “Extinto” de O Boticário
Na sua mais recente ação social, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGB), O Boticário inovou ao criar um alerta em forma de fragrância. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a urgência de debater a preservação de áreas naturais ameaçadas, a empresa desenvolverá edições limitadas de perfumes inspirados nos cheiros de locais ao redor do mundo antes de serem afetados pela poluição. Essas fragrâncias não serão comercializadas, pois o objetivo é gerar reflexão entre o público e ampliar a visibilidade dos debates ambientais, em vez de obter lucro com a iniciativa.
A escolha do olfato como o foco principal desta campanha social se justifica porque o cheiro é uma das primeiras mudanças notadas quando o meio ambiente sofre degradações.
Conforme destaca o manifesto da campanha: “Todos os dias, centenas de lugares ao redor do mundo sofrem com a poluição e o descarte incorreto de resíduos. Além da beleza, o cheiro desses biomas também está se perdendo. O Boticário, que sempre se preocupou em gerar impacto positivo por meio de logística reversa, gestão de resíduos e iniciativas de conservação ambiental, faz agora um chamado em forma de fragrâncias. A primeira linha de O Boticário que não será vendida.”
Confira o vídeo deste incrível projeto abaixo:
A primeira fragrância desta campanha presta homenagem à essência pura da Baía de Guanabara, um local que enfrenta atualmente o desafio de lidar com cerca de 98 toneladas de lixo diariamente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Comprometida em não extrair matérias-primas da área preservada, a equipe de perfumistas da O Boticário viajou até o local. Por meio de estudos, conseguiu identificar os aromas presentes na região e compreender os elementos originais, os quais, devido à devastação ambiental, não podem mais ser encontrados fora da área protegida.
Após essa análise, com o uso de uma tecnologia avançada conhecida como Headspace — que captura amostras do ar em forma de gás, registrando a concentração e a composição dos aromas —, eles conseguiram transcrever essas informações em uma fórmula química. Assim, coletaram as essências que caracterizam o lugar.
Após seis meses de dedicação, pesquisa e respeito à natureza, desenvolveu-se a fragrância, composta por 93% de ingredientes naturais, orgânicos, rastreáveis e sustentáveis. Esta celebra a beleza da Baía de Guanabara antes de ser comprometida pela poluição.
Clique aqui e descubra mais sobre este perfume único.
Além desta fragrância, o Projeto Extinto também desenvolverá outras 4 inspiradas em:
- Oceania, em East Arnhem, local que está sendo invadido por resíduos plásticos trazidos pelas correntezas;
- Ásia, Sundarbans, floresta que está sendo tomada por plásticos;
- Europa, Calábria, que está tendo uma intensa perda da sua fauna marinha devido ao acúmulo de resíduos plásticos;
- África, Madagascar, uma das mais extraordinárias biodiversidades do planeta, e um dos países que mais sofrem com a poluição e o lixo.
Este projeto, além de nos alertar sobre o cuidado com o meio ambiente, também nos leva a reconhecer o quão inovadora e única é a abordagem utilizada. Ao usar o marketing olfativo, a O Boticário revelou o potencial imenso que o olfato tem para conectar, emocionar e motivar as pessoas. A criatividade deste projeto supera o convencional, demonstrando que, ao utilizarmos estratégias que ativam os sentidos, como o marketing olfativo, somos capazes de engajar diferentes públicos e inspirar ações significativas. Este case de sucesso vai além de uma simples campanha; ele é um convite para repensarmos como os aromas podem abrir novos caminhos para a comunicação de marcas, transformando campanhas em impactos profundos e duradouros.
Faça como a O Boticário, deixe suas campanhas, serviços e produtos ainda mais impactantes com o marketing olfativo. Entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar a transformar o seu negócio.
Afinal, QUEM SENTE, LEMBRA.