Escrito por 13:19 Marketing Olfativo, Senses Olfact

Marketing Olfativo conheça uma das pioneiras no uso da estratégia

E leia as nossas duas análises sobre dois grandes cases de sucesso

Em 1970, um método intuitivo para o marketing olfativo tomou forma. Nas ruas de São Paulo, Giovanna Kupfer, fundadora da marca Giovanna Baby, deu ‘start’ a uma prática que se tornaria reconhecida na história do marketing sensorial. Ela lavou a calçada de sua loja, localizada no bairro Jardins, em São Paulo, com uma mistura de água e perfume.Esse cuidado com sua loja estabeleceu uma nova experiência para seus clientes, proporcionando uma fragrância delicada e acolhedora que era percebida por todos que passavam pela calçada. Dessa forma, ela aplicou o marketing olfativo, influenciando profundamente a percepção e o comportamento dos seus consumidores. 

Esta história é uma excelente ilustração de como uma ideia simples, centrada no poder do olfato, pode transformar a experiência de compra e deixar uma impressão duradoura na memória dos clientes.

Diante deste contexto, neste artigo analisaremos, de maneira única, dois grandes casos de sucesso, para que você, empresário que procura maneiras criativas de destacar sua marca, considere aplicar o marketing olfativo de forma prática em seu negócio.

MMartan conquista a fidelidade e confiança de seus clientes com o marketing olfativo

A loja MMartan, atuante desde 1980, é uma grande referência no uso do marketing olfativo. Além de seus excelentes produtos para casa, a marca conquistou uma forte associação com sua fragrância de notas cítricas, florais e amadeiradas da sua linha Bamboo.

A MMartan é um excelente exemplo de criatividade, inovação e construção de confiança através de “algo diferenciado” que atribui ainda mais valor ao produto vendido e à marca. Não basta comprar um lençol bonito em sua loja; é preciso comprar um lençol bonito e a fragrância de Bamboo, com aquele cheiro característico da MMartan, levando para casa toda a elegância que seu produto e sua fragrância exclusiva têm. 

Em uma análise das suas redes sociais, vemos que grande parte dos seus consumidores comentam sobre sua paixão pela fragrância e o quão fiéis são à marca devido à qualidade dos seus produtos e ao cheiro, sendo assim uma prova real da eficácia do uso do marketing olfativo para uma marca. 

Outra prova da eficácia da memorização da marca na mente dos seus consumidores é o quanto eles alcançam em buscas relacionadas ao “cheiro Mmartan”, as quais somam mais de 6 mil buscas mensais.

Já imaginou mais de 6 mil pessoas buscando voluntariamente sobre o “cheiro da sua marca” e associando-o positivamente ao seu produto?

Melissa conquista verdadeiras fãs para a sua marca com o uso do marketing olfativo

Outro grande case de sucesso é da marca Melissa, que conquistou um grande valor percebido pelo público através de um trabalho impecável e de sucesso com o uso do marketing olfativo. O aroma traz à tona muitas lembranças, e quando nos referimos a Melissa, muitos de nós associamos imediatamente o seu “famoso cheirinho” à nossa infância e adolescência.

Ao analisarmos os perfis sociais da marca para compreender a percepção do público, notamos que, ao se referir ao cheiro da marca, os consumidores dizem que este é o cheirinho favorito da vida, que não conseguem resistir a ele e que, além disso, atribuem muitas lembranças da adolescência à marca, seu aroma e design.

O uso do marketing olfativo, alinhado com a estratégia da criação de uma identidade olfativa exclusiva, trouxe muito mais potencial para a marca e conquistou muitos fãs, as famosas “Melisseiras”. 

É importante notar que essas duas marcas atuam em segmentos diferentes, o que evidencia a versatilidade do marketing olfativo. Isso nos instiga a refletir sobre como você, leitor, pode incorporar essa abordagem inovadora, independentemente do setor em que atua. E para inspirar uma aplicação fora do contexto comum, vamos explorar a implementação do marketing olfativo no ambiente da saúde.

Aplicação prática do Marketing Olfativo na Saúde

No ambiente da saúde, a associação imediata é com o cuidado dedicado ao corpo e mente. A procura por um profissional de saúde vai além da competência técnica; os pacientes buscam por alguém que promova conforto e bem-estar. Ao considerar o ambiente de saúde, cada detalhe desempenha um papel fundamental na formação da experiência do cliente.

Crie um ambiente acolhedor com a arte do marketing olfativo

Imagine entrar em um consultório médico e ser acolhido por um aroma suave e reconfortante que se sente por todo o ambiente. Esse é o poder do marketing olfativo aplicado à saúde – uma maneira de criar um ambiente aconchegante que supera as expectativas do seu paciente.

Surpreenda com o Marketing Olfativo

O Marketing olfativo oferece uma experiência multisensorial. A escolha sobre quais aromas incorporar em seu consultório é estratégica e demanda especialização. Para garantir que a escolha desses aromas contribua positivamente para a experiência de seu paciente, aconselhamos buscar a orientação de um especialista em marketing olfativo. Este profissional oferece percepções e possui amplo conhecimento sobre cada aroma e os estímulos adequados ao setor de saúde, considerando as particularidades do seu negócio.

Se você está no processo de busca pela fragrância perfeita para o seu negócio e deseja orientação especializada, estamos aqui para ajudar. Nossos especialistas estão prontamente disponíveis para oferecer informações específicas e auxiliá-lo na escolha da fragrância que melhor se alinha à sua identidade e objetivos. 

Entre em contato clicando aqui, e vamos juntos criar um ambiente que promova e desperte experiências olfativas únicas e associadas a sua marca. 

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Tags:, , Last modified: 17 de novembro de 2023
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