Já entrou em uma loja e, antes mesmo de ver um produto ou ouvir uma palavra, foi imediatamente impactado por sensações e lembranças, tudo graças a um perfume no ar? Como por exemplo, o cheirinho daquela sandália que só de dizer isso, muitos já sabem de quem estamos falando. Se você já teve essas sensações, então você já conhece o poder impressionante do nosso sentido mais subestimado: o olfato.
Um estudo feito pela Universidade de Utrecht, na Holanda, comprovou o que muitos de nós já deduzíamos: o olfato é o sentido mais eficaz em despertar memórias emocionais. De fato, as pessoas tendem a recordar o que cheiram com muito mais frequência do que o que ouvem ou veem.
O cientista e escritor Harold McGee, também ressalta: “Não à toa, durante a nossa infância, quando experimentamos, por exemplo, o cheiro de comida sendo preparada pela nossa mãe, nosso cérebro registra este momento e esse cheiro vai estar sempre associado com conforto e cuidado, com amor e segurança”.
Em meio a todo esse contexto fascinante, surge o marketing olfativo, uma estratégia inovadora que trabalha a ligação profunda entre o olfato, emoções e memórias para aprimorar a experiência sensorial do consumidor e, assim, potencializar os resultados do seu negócio.
Neste artigo, vamos explorar o mundo do marketing olfativo. Vamos entender como as empresas estão utilizando fragrâncias para criar conexões emocionais com os clientes, influenciar decisões de compra e reforçar a identidade de suas marcas. Além disso, você vai descobrir como o olfato é fundamental na construção de uma experiência de consumo única e memorável, e como isso pode ser um diferencial ao seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.
Quais são as vantagens do marketing olfativo?
Como incorporar o marketing olfativo em seu negócio
O que é marketing olfativo?
O marketing olfativo é uma estratégia que tem como objetivo atrair e fidelizar clientes, além de criar associações emocionais e lembranças positivas em relação a uma marca ou espaço.
Sabemos que o olfato desempenha um papel fundamental na formação de memórias e emoções, assim como os cheiros têm o poder de despertar lembranças profundas e experiências passadas. Tudo isso está ligado ao fato de que nosso aparelho olfativo está totalmente conectado ao nosso sistema límbico, o conjunto de estruturas localizado no cérebro responsável por nossas sensações e emoções.
Logo, o cheiro é algo que fica realmente marcado na nossa memória, porque sempre que sentimos ele novamente, um monte de lembranças vem à tona. E através disso, que as marcas começaram a explorar estratégias para tirar proveito desse fenômeno, dando origem ao conceito de marketing olfativo.
Portanto, o principal objetivo do marketing olfativo é associar uma fragrância específica a um negócio, permitindo que ele aproveite essa conexão única para criar uma identidade marcante e influenciar a percepção dos seus consumidores.
Assim como afirma Felipe de Camargo, especialista em marketing olfativo e um dos nossos CEOs, em um podcast:
“O cheiro certo, no lugar certo, faz com que você se conecte com uma marca. Ao criar a experiência sensorial perfeita, você cativa seus clientes, pois produtos podem ser encontrados em qualquer lugar, mas é a experiência que realmente diferencia sua marca.”
Quais são as vantagens do marketing olfativo?
Quando implementado de maneira consistente e estratégica, por meio da seleção de uma fragrância que reflita precisamente os valores, missão e público-alvo da marca, o marketing olfativo pode proporcionar uma série de benefícios, como:
- Melhorar a experiência de compra do seu cliente e torná-la marcante
Quem não ama entrar em uma loja ou em um ambiente corporativo cheiroso, não é mesmo? Com a escolha cuidadosa da fragrância certa, você não apenas aprimora a experiência do seu cliente, mas também grava na memória dele um momento agradável. É o segredo para fazer da compra uma experiência que ultrapassa o comum e se transforma em uma vivência única e memorável.
- Reforça o seu branding e cria uma identidade memorável para sua marca
Ter uma fragrância distintiva para a sua marca é uma estratégia poderosa que a torna imediatamente reconhecível e memorável. Quando os consumidores associam essa fragrância à sua marca, ela se destaca da concorrência e se fixa na mente deles.
Um exemplo é a identidade olfativa, uma dentre as várias opções do marketing olfativo, que criamos para o Grupo Primícia, renomada rede de lojas de roupas íntimas e biquínis. Confira este case no vídeo abaixo:
- Aumenta a permanência dos clientes e eleva suas vendas
Imagine criar um ambiente tão acolhedor que aumente a permanência dos seus clientes. O segredo? O poder do marketing olfativo. Quando seu espaço é cuidadosamente perfumado, ele não apenas envolve os sentidos, mas também cria um ambiente onde seus clientes se sentem instantaneamente à vontade. Essa experiência sensorial única não apenas prolonga a permanência dos consumidores, mas também aumenta o valor percebido do produto, o que pode elevar suas vendas.
Um exemplo notável disso é o nosso trabalho de identidade olfativa, estudo e desenvolvimento de aroma exclusivo, realizado para uma academia. Este case ilustra como, mesmo durante treinos intensos, as fragrâncias podem motivar as pessoas a permanecerem mais tempo, sem que isso resulte em associações negativas com o exercício ou o ambiente.
Ter uma fragrância para o seu negócio é como um convite sutil, que atrai pessoas curiosas, as quais, muitas vezes, acabam saindo com mais do que apenas o cheiro que as conquistou.
Mas o marketing olfativo vai além, fazendo com que seu cliente não apenas aprecie o seu espaço, mas também se apaixone pelos seus produtos ou serviços, compartilhando suas experiências com amigos e familiares.
É assim que a fragrância certa pode criar fidelidade e conquistar novos corações. Vai além do marketing convencional, é uma conexão emocional que persiste.
- Desperta emoções profundas e ativa memórias
Por último, mas não menos importante, uma fragrância pode não apenas evocar emoções profundas, mas também despertar memórias. O marketing olfativo é a arte de explorar esse fenômeno e fazê-lo trabalhar a seu favor.
Para entender mais este conceito, dê uma olhada nesse cliente que investiu na identidade olfativa, uma das estratégias que pode ser utilizada dentro do marketing olfativo, que proporciona experiências únicas ao seu público em um dos momentos mais importantes de suas vidas. Emoção profunda e ativação de uma memória inesquecível.
Quando uma empresa incorpora o marketing olfativo em sua estratégia, está construindo uma conexão emocional duradoura com seus consumidores. Cada vez que alguém sente aquele cheiro específico, é como se os transportasse de volta à experiência única de comprar naquele estabelecimento.
Mas afinal, de que maneira eu posso implementar o marketing olfativo na minha empresa?
Como incorporar o marketing olfativo em seu negócio
Somos a Senses Olfact, uma empresa especializada em identidade e marketing olfativo, que nasceu com a missão de elevar a sua marca a um patamar de destaque no mercado por meio das estratégias poderosas do Marketing Olfativo. Acreditamos que o olfato é uma ferramenta subestimada e poderosa na construção da sua presença no mercado, e estamos aqui para colaborar com você na escolha da fragrância ideal para o seu negócio.
Nossa abordagem exclusiva começa com uma consultoria personalizada, na qual trabalhamos em estreita colaboração para escolher o perfume que melhor representa sua marca. Através de uma análise rigorosa da sua empresa, identificamos o perfil do seu público, suas preferências, necessidades, desafios e aspirações. Esta profunda compreensão se traduz em uma fragrância que se alinha perfeitamente com a identidade da sua empresa.
Na Senses Olfact, estamos comprometidos em criar uma experiência olfativa memorável e significativa para os seus clientes, proporcionando um diferencial competitivo duradouro.
Juntos, podemos desenvolver o melhor marketing olfativo para o seu negócio, no qual cativará os sentidos e fará com que a sua marca se destaque de maneira inigualável.
Quer saber mais? Entre em contato com nosso especialista.
Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro do mundo olfativo.
Referências:
https://meioemensagem.com.br/marketing/marketing-olfativo
https://www.bbc.com/portuguese/geral-60393885
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/1/MarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdf
Conteúdo rico, muito bem redigido, e olha que sou redatora. Não tinha conhecimento sobre esse assunto. Fiquei encantada.