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Marketing Sensorial – Como utilizar os 5 sentidos para cativar clientes e impulsionar seu negócio

O marketing sensorial nos auxilia a despertar o interesse de nosso público-alvo por algo que não é apenas lido ou visto, mas sim sentido. E para que você compreenda como ativar esses sentidos dentro dessa estratégia, exploraremos alguns exemplos práticos de como grandes players estimularam cada um destes cinco sentidos.

O marketing é uma área focada em explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e desejos de um mercado consumidor.

Na primeira fase, a exploração, é onde encontramos estratégias ideais para cativar, de forma agradável, a atenção do nosso potencial cliente, despertando o seu interesse de maneira genuína. Para atingir este objetivo, utilizamos estratégias que causam reações físicas ou emocionais, no seu sistema sensorial.

No entanto, você sabia que a combinação destes dois elementos nos leva ao conceito de marketing sensorial? Uma estratégia que tem como objetivo estimular os cinco sentidos do corpo humano:

– Olfato;

– Tato;

– Paladar;

– Visão;

– Audição.

O marketing sensorial nos auxilia a despertar o interesse de nosso público-alvo por algo que não é apenas lido ou visto, mas sim sentido. E para que você compreenda como ativar esses sentidos dentro dessa estratégia, exploraremos alguns exemplos práticos de como grandes players estimularam cada um destes cinco sentidos.

Personalidade sensorial através do olfato

De acordo com o artigo escrito por Roger Dooley, o cheiro, em particular, é poderoso para contornar o pensamento consciente e criar associações com memórias e emoções. Em sua escrita, , ele observou que apenas 3% das empresas listadas no ranking Fortune 1.000 (as 1.000 maiores empresas americanas classificadas por receita) pensaram em usar o cheiro em seu marketing ou marca, apesar da confirmação de que 75% das nossas emoções são influenciadas pelos cheiros que sentimos.

Diante disso, fica evidente que o olfato é um sentido poderoso na construção da personalidade sensorial de qualquer marca. Marcas como Melissa e MMartan, por exemplo, deixam uma marca duradoura em nossas memórias, principalmente quando sentimos seus “cheiros exclusivos”.

Portanto, se você tem uma empresa, vale a pena investir no Marketing Olfativo. Esta estratégia tem sido cada vez mais procurada nos últimos 12 meses, demonstrando que muitos já estão compreendendo sua importância dentro do marketing.

A exploração do tato através do marketing sensorial

O tato é responsável por nos permitir sentir o toque em todo o nosso corpo e pode vir a ser uma excelente abordagem para estreitar a relação entre cliente e marca, criando uma experiência que envolve o consumidor. 

Um exemplo prático da exploração do tato através do marketing sensorial ocorre quando passamos pela experiência de compra em uma livraria, e ao pegarmos um livro, percebemos algumas marcações, páginas com “orelhas” e a capa suja. Vendo isso, perde-se o valor do produto em si e da loja que o vende. Portanto, é preciso oferecer uma experiência positiva. No exemplo mencionado, a percepção da pessoa poderia ser completamente diferente ao pegar um livro bem cuidado, sem marcações e além de tudo com aquele “cheiro de livro novo”. 

Como usar o paladar a favor do marketing sensorial

 A estratégia para estimular o seu potencial cliente vai muito além do visual. Imagine que você é dono de uma loja de roupas. Ao colocar uma pequena cafeteira em seu espaço, você criaria um ambiente mais convidativo e confortável. Afinal, existem muitas pessoas que são apaixonadas por café. Seus clientes, não iriam apenas comprar roupas em sua loja, mas também desfrutariam de um momento nesse espaço, prolongando seu tempo de permanência e criando memórias marcantes e positivas que associariam à sua loja, aumentando o valor da sua marca.

Diante deste exemplo, o uso do marketing sensorial através do paladar pode ser benéfico para o seu negócio. Basta ser criativo e alinhado ao perfil de seus clientes. Muitas vezes, o marketing sensorial pode ser trabalhado até naquele momento em que você oferece um café especial em uma data aleatória. É através desses detalhes que você tem o potencial de engajar e conquistar um grande cliente!

Visão no marketing sensorial

A visão é o sentido que explora as cores, iluminação, disposição dos produtos e a identidade visual de cada marca. Uma forma de aplicá-lo é criando ambientes que atraiam o cliente e proporcionem uma experiência memorável, que se alinha com a identidade e valores da marca, ou por meio do uso de embalagens que despertam reações positivas nos consumidores. Um exemplo recente dessa última aplicação, que ganhou destaque entre os amantes de chocolate, é a nova embalagem da empresa Neugebauer. Esta embalagem não só despertou o interesse pelo sabor do chocolate, mas também pelo visual extremamente atrativo e pela criatividade envolvida, o que a coloca como concorrente ao Prêmio da Embalagem Brasileira.

O uso da audição dentro da estratégia de marketing sensorial

A audição é uma ótima forma de criar uma associação subjetiva, trazendo uma percepção mais íntima daquilo que se ouve. 

Uma das formas mais conhecidas dentro do marketing sensorial que utiliza a audição é a music branding, que une o marketing sensorial e usa os sons para traduzir a identidade da marca. Com o uso dessa estratégia, gera-se uma experiência única associada à marca que a utiliza.

Exemplos práticos do uso da audição ocorrem quando estamos na academia e eles  tocam o estilo musical que agrada à maioria de seus alunos, ou quando pegamos o elevador e músicas relaxantes são tocadas durante o percurso.

Qual a vantagem de usar o marketing sensorial?

O uso do marketing sensorial em sua estratégia pode atrair seus clientes de forma diferenciada, criando vínculos duradouros e reais com eles. 

Ao explorar cada um dos 5 sentidos, estimula-se de maneira única cada indivíduo, afinal, a forma de percepção se torna diferente em cada um.

Aproveite essa vantagem e supere o convencional, conquistando a fidelidade de seus clientes através do uso de um Marketing Olfativo para sua empresa. 

Na Senses Olfact, estamos preparados para apoiá-lo na integração do Marketing Olfativo às suas estratégias de mercado. 

Quer saber mais? Entre em contato com nosso especialista.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro do mundo olfativo.

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Tags: Last modified: 8 de janeiro de 2024
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