Escrito por 17:10 Memória olfativa

A Importância do Cheiro na Vida: Despertando Sentidos e Criando Memórias

Já parou para pensar em como os cheiros estão presentes em nossas vidas desde o momento do nosso nascimento? Através deles, nosso corpo tem a extraordinária capacidade de despertar outros sentidos e sensações, assim como um bebê que, ao sentir o cheiro de sua mãe, se sente protegido e se acalma. Como dizia o espetacular Carlos Drummond de Andrade “Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa…”  e mesmo que se use da metáfora, o perfume das coisas pode nos trazer à memória algo tão bom que é capaz de ativar outros sentidos do nosso corpo. 

Dito isso, temos um case espetacular que é vivenciado nesse universo encantador da maternidade. Conheça a história da fragrância, essência Star, que permeia cada um dos 27 andares da renomada Maternidade São Luiz Star. Clique e conheça.

Os cheiros impactam muitas áreas de nossas vidas, inclusive na forma como percebemos os outros indivíduos. Por exemplo, quando revelamos, através de uma fragrância, traços da nossa personalidade. Um fato interessante sobre isso é uma pesquisa da Givaudan, uma renomada empresa suíça reconhecida como uma das maiores criadoras de fragrâncias do mundo. Um dos achados notáveis desse estudo é destacado por Laura Mungioli, consumer insights manager da Givaudan para a América Latina. Segundo ela, há uma percepção de que o natural é percebido como a busca de algo que fará bem para a saúde, e também se conecta com a vontade que o indivíduo tem de entrar em contato com o meio ambiente.

Indo mais a fundo sobre o impacto dos cheiros em nossas vidas, podemos dizer que o olfato é um indicador extremamente poderoso que pode revelar nosso estado de espírito, comportamento, humor, e até mesmo um perfil que desejamos alcançar ou um traço que queremos destacar. Um bom exemplo de como o cheiro pode influenciar o humor é a história de Brianna Arps, criadora da marca de fragrâncias Moodeaux:

A ideia da marca de Arps surgiu em 2018, quando ela ficou obcecada em aprender como o cheiro pode influenciar nosso humor. Na época, ela também tinha sido recentemente dispensada do emprego dos seus sonhos, e foi o autocuidado que a manteve sã.

“Sempre me senti melhor depois de um banho longo e meditativo, seguido de uma ou duas borrifadas de fragrância. Nem precisei me vestir ou ir a algum lugar especial; o cheiro de um perfume familiar costumava ser suficiente para me lembrar de que sou digna, não importa o que aconteça, e de que eventualmente  ficaria bem.”

Diante do relato mencionado anteriormente, revela-se o quão importante é um cheiro em nossas vidas, e nós da Senses Olfact, criamos fragrâncias que evocam emoções e deixam uma impressão duradoura em cada pessoa que visita o ambiente perfumado, criando memórias únicas que conectam, incentivam e transmitem, através do cheiro, a verdadeira essência de cada empresa, indo além do comum.

Afinal, QUEM SENTE, LEMBRA.

Visite nosso site e saiba mais.

Referências

Perfumer & Flavorist.Black Joy na indústria de fragrâncias. Disponível em: <https://www.perfumerflavorist.com/fragrance/fine-fragrance/news/22445283/black-joy-in-the-fragrance-industry \>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2024.

Visited 16 times, 1 visit(s) today
Tags:, , , Last modified: 29 de fevereiro de 2024
Fechar